1- Personalidade
Você pode começar pela personalidade. Um personagem passional costuma tomar decisões sem pensar. Um introvertido pode ser tímido mas extremamente observador. Construir personagens parte muito de inspiração de filmes e literatura.
Por exemplo, Ellen é uma pessoa que teve que adotar a liderança da vila por uma questão de sobrevivência de todos. Ela colocou a necessidade de todos acima da sua, porque não podia suportar a ideia de a vila, onde passou a maior parte de sua infância, perecer por causa da ignorância. Essa missão, para ela é extremamente desagradável e juntando isso a sua PERSONALIDADE, tímida e fria, está causando-lhe muitos problemas.
2- Motivação
O que motiva seu personagem? Ele é um príncipe perdido, um mercenário que sonha com ascensão social, um ladrão que quer ser o maior de todos os tempos? Sempre faça essa pergunta para seus jogadores e adicione isso nas suas histórias! Dê a oportunidade para eles alcançarem esse sonho dentro da história que você está narrando.
Ex: O sonho de Ellen é implementar novas maneiras de tratar e estocar alimentos. Com a liderança de seu vilarejo ela deu mais um passo nessa direção e essa é a única coisa que a mantém firme em sua decisão, ao mesmo tempo o sonho dela não virá fácil. Ela terá que tratar politicamente todas as necessidades dos cidadãos de seu vilarejo.
3 - Características Únicas
Somos todos diferentes por natureza e dar um ar único para todos os personagens do seu mundo é um desafio monumental. O ideal é você procurar sempre dar um ar de originalidade para eles, mas nunca fazer uma variação gigante de um para outro e a dica para fazer isso é visual. Dê um visual e maneirismos para seus personagens. Procure inspirações nas séries, filmes e quadrinhos. Use bastante a imaginação e anote tudo o que criar.
Ex: Ellen sempre utiliza roupas confortáveis, e é meio desajeitada. Por ser tímida e meio desligada ela sempre tropeça e cai, e ainda por cima vive trocando o nome das pessoas (pois não se interessa muito em saber disso para falar bem a verdade).
4 - Aparência
Aqui tome o cuidado de sempre descrever bem seus personagens. O bom é partir do rostos e depois para as características físicas, como por exemplo (ele é robusto, ela é uma bela mulher), descreva a boca, os olhos e os cabelos. Faça um bloco com essa descrição e deixa lá. Coloque alguma cicatriz, a falta de um dedo, o personagem manca e etc…
Ex: Ellen tem os cabelos desgrenhados, usa óculos, tem a pele rosada, lábios finos e vivem apertados por conta da ansiedade que ela sente quando as coisas não saem como ela planeja. Ela utiliza uma camisa social verde estampada com coelhos brancos em alto relevo aberta com um vestido até o meio de suas coxas com uma calça até o joelho por baixo (ela detesta usar roupas íntimas e não liga mesmo para isso. Ela sempre aperta a camisa para dentro quando se frustra ou quando está tentando esconder algo.
5 - O Detalhamento Desnecessário
Você como narrador terá muito trabalho desenvolvendo a história de sua campanha, dê ao seus jogadores a obrigação de detalhar os NPCS associados a eles. Se eles não fizerem isso, crie eles com o máximo de detalhes possíveis. A associação, o local dos nascimentos deles, a origem deles e seus mestres, tudo isso pode e deve ser explorado na sua campanha. Além de seus jogadores se sentirem parte de seu mundo.
6 - nomes e significado
Sabe as listas de nomes com significados? Então. São ótimas para nomear personagens. O livro Draconomicon (D&D 3,5) tem muitos nomes interessantes com seus significados também. O nome pode ser um alívio cômico, evocar um herói da antiguidade, ou sair da sua cabeça. Como narrador faça questão de chamar os jogadores pelo nome dos personagens que eles deram e nunca como “personagem de fulano”.
7- Monstros como personagens
Tudo que foi dito pode ser aplicado aos monstros, inclusive de encontros aleatórios. Sei que dá muito trabalho, mas se você planejar a aventura com antecedência dá até para planejar os encontros aleatórios sem que os jogadores percebam que se trata de um encontro aleatório. Se der uma motivação para as criaturas você vai saber se elas estão sendo controladas ou não, quando fugir ou quando negociar com os pjs para manter-se viva.
Cosplayer: Meg Turney