Advertisement

O Adepto das Sombras Classe de Prestígio para D&D 3.5e Pathfinder 1e.

O Adepto das Sombras, Classe de Prestígio.

O Adepto das Sombras 

O Adepto das Sombras é uma classe de prestígio interessante com uma história voltada para o cenário de campanha do Forgotten Realms. Basicamente nesse cenário existe uma energia chamada Trama das Sombras (falarei mais disso quando fizer a série de Forgotten Realms). Através do estudo da Trama, o Adepto consegue poderes magníficos e bastante úteis. Eles podem inclusive ser chefões de fase dentro de uma aventura.

Ela é uma classe de prestígio muito boa para Magos, Feiticeiros, Clérigos e Druidas. Ex-Paladinos e Rangers não conseguem extrair todo o potencial da classe (além de prejudicar e muito sua capacidade de combate). Bardos são uma opção que conseguem ser piores que os Paladinos ou Rangers.

O Adepto das Sombras

O Básico

A classe tem BBA (Bônus Base de Ataque) mais baixo, Fortitude mais baixa, Reflexo mais baixo, Vontade mais alto. Dado de vida d4 e pontos de perícia 2 + modificador de inteligência por nível.

Os pré-requisitos para essa classe são:

Tendência: Qualquer menos Bom;

Perícias: Conhecimento (Arcano) 8 graduações, Identificar Magia 8 graduações.

Talentos: Magia da Trama de Sombras, qualquer outro talento Metamágico.

Magias: Capacidade de conjurar magias arcanas ou divinas de 3° nível.

As Habilidades

Foca na habilidade de conjuração e na Constituição. Destreza pode ser útil para acertar as magias de toque à distância, assim como a Força para as magias de toque corpo a corpo. Seu personagem obrigatoriamente precisa ter Sabedoria 15 ou maior, pois é pré-requisito para o Talento Magia da Trama das Sombras.

Trama das Sombras

Perícias

Além das perícias que são pré-requisitos, recomendo pegar Conhecimento (Planos). A Trama é praticamente um plano auxiliar como o Plano das Sombras, por exemplo.

Talentos

Aqui vale um importante adendo. O talento Magia da Trama de Sombras faz com que seu nível de conjurador aumente em +1 para as Escolas de Magia Encantamento, Ilusão e Necromancia, mas perde 1 nível nas escolas Evocação e Transmutação. Vou deixar o que o talento faz aqui em baixo.

Magia da Trama das Sombras

Isso dá um direcionamento interessante para a classe e torna o Talento Foco em Escola de Magia uma escolha quase que fundamental para essa classe.

OBS: Caso sua divindade patrona seja Shar você não precisa ter Sabedoria 15 para pegar esse talento, mas isso na maioria das campanhas só será possível no cenário de Forgontten Realms.

Sombra

Classe: Feiticeiro ou Mago

Nível

Talento


1

Foco em Magia (Encantamento)

3

Foco em Magia (Ilusão)


6

Estender Magia

9

Magia da Trama das Sombras


12

Foco em Magia (Necromancia)

15

Magia Persistente


18

Foco em Magia Aprimorada (Encantamento, Ilusão ou Necromancia





Necromante

Clérigo

No clérigo vale uma menção importante. Ao contrário de focar em CD de testes de resistência, foque no Talento Metamagia Divina e tenha a duração dos Buffs e Debuffs estendidos por 24h. Você vai precisar de muitas expulsões para fazer isso, por isso é importante manter seu personagem com bastante usos dessa habilidade.

Classe: Clérigo

Nível

Talento


1

Estender Magia

3

Metamagia Divina (Estender Magia)


6

Magia da Trama das Sombras

9

Magia Persistente


12

Metamagia Divina (Magia Persistente)

15

Expulsão Adicional


18

Expulsão Adicional




No caso específico do Druida, compre o Talento Magia Selvagem e pronto. O restante, mantenha os talentos de Feiticeiro ou Mago.

Essa classe não é muito recomendável para Bardos. Não aprimora nenhuma das habilidades de classe dele, e os poderes que recebe até podem ser úteis para algumas situações, mas existem escolhas melhores.


Deixe um comentário diga o que achou e não deixe de acompanhar nossas redes para mais materiais como esse.