Advertisement

WandaVision! Ideias para o seu RPG!

WandaVision

Olá roladores de dados de todo o planeta! Neste artigo, eu falo um pouco da série que me pegou nas últimas semanas, WandaVision da Marvel Studios que está disponível agora completa do canal Disney Plus. E trago uma ideia de narrativa para sua sessão de RPG com algumas ideias  apresentadas na série que podem ser utilizadas em qualquer sistema de RPG.

Uma geral sobre a série

WandaVision é uma série que pertence ao universo Marvel dos cinemas e é uma continuação direta dos últimos filmes dos Vingadores Ultimato. Então, se você não assistiu esses filmes ou ainda não viu a série WandaVision, saiba que a partir de agora teremos spoilers tanto dos filmes como principalmente da série, se não ligar continue por sua própria conta e risco.

A série desde o primeiro episódio nos coloca em uma realidade surreal, como se estivéssemos assistindo um seriado dos anos 50 e ao longo dos episódios as referências a séries e a própria evolução da TV, norte-americana, vai nos levando ao ambiente típico das séries das décadas de 60, 70, 80 e assim por diante. Quem já assistiu, Jeannie é um gênio, A Feiticeira, Alfie o ETeimoso ou Jack e Josh sabe do que estou falando.

Só essa ambientação já dá um gancho de aventura para várias sessões, ao longo dos episódios pistas vão sendo deixadas de que a Wanda está criando essa realidade e como mostrado no quarto episódio, ela inclusive "transmite" essa realidade para o público. Só isso já dá uma aventura, onde os personagens jogadores podem ser moradores da cidade presos nessa realidade, lutando para recuperar a sua consciência e descobrindo o que está acontecendo, ou mesmo fazendo como a capitã Mônica Rambeau, que está investigando e tentando encontrar uma forma de convencer a Wanda de que ela está causando mau a população da cidade.

De inicio, a própria Wanda pode ser a antagonista da história, mas no decorrer das sessões os jogadores vão encontrando pistas que revelam que ela estaria sendo manipulada e em um momento de virada os jogadores descorbrem que a tal vizinha enxerida, Agnes, é quem a estaria manipulando. E como na série, seria revelado que Agnes na realidade seria uma bruxa de mais de 2 séculos de idade chamada Agatha Harkness.

Outro antagonista, que poderia inicialmente parecer um aliado, seria a agência governamental a SWORD que na aventura poderia adaptada para ser uma ordem da guarda do reino local, no caso de uma ambientação de fantasia e que na verdade estariam interessados no Visão apenas. E o próprio Visão seria um Golem ou Constructo disputado por essa ordem corrupta.

E em termos de jogo as duas personagens, Wanda e Agatha seriam Bruxas, fica claro na história da Agatha que ela fazia parte de um conclave que ela mesma o destruiu absorvendo os poderes de suas companheiras, não fica claro como ela faz isso, mas é bem evidente e é dito inclusive que ela fez contato com alguma entidade, que por hora nos é desconhecida, e assim "adquiriu" essa habilidade.

A Wanda seria bem mais complexa de adaptar já que ela apresenta poderes meio absurdos e um tanto aleatórios, mas para simplificar ela também seria uma Bruxa e teria descoberto as suas habilidades ainda na infância, como sugere a série. Quando ela tem contato com a joia do infinito é que ela faz o "pacto" e desperta todos os seus poderes, ou pelo menos começa a despertá-los, nos filmes e na série ela apresenta um conjunto de habilidades poderosíssimas e meio sem lógica, e é isso mesmo, como a própria Agatha Harkness explica no último episódio. Ela é uma Feiticeira Escarlate e domina os poderes da magia do Caos, o que por si só já a caracteriza e descreve a forma aleatória com que utiliza os seus poderes.

Durante os filmes e na série ela apresenta as habilidades de criar ilusões, voo, criar esferas de energia, manipular objetos, destruir objetos, transmutar objetos, manipulação mental, ler mentes e o mais absurdo de todos criar vida. Contudo, tudo isso não é nada comparado com a manifestação mais poderosa de seu poder, que é criar um campo de distorção de realidade sobre uma área de quilômetros de distância, (o que deu a ela o poder de controlar toda uma cidade e seus habitantes) e nesta área todas as habilidades dela se manifestam de forma absoluta, onde somente uma outra Bruxa de alto nível, (no caso a Agatha) seria capaz de "escapar" de sua influência e até mesmo manipulá-la.

A Feiticeira Escarlate como apresentada na série poderia também ser adaptada no D&D como um caminho para a classe Bruxa ou mesmo uma classe totalmente nova, já que como dito pela própria Agatha a Feiticeira Escarlate não é treinada ela surge no mundo.

Os poderes da Feiticeira Escarlate diferem bastante dos apresentados nos quadrinhos e recomendo a leitura de onde muito do que foi apresentado na série aparece. Muitas histórias são antigas e algumas são inéditas no Brasil ou foram lançadas a muito tempo e estão fora de catalogo, mesmo assim, você ainda pode encontrar algumas das revistas ou em lançamentos recentes logo abiaxo deixo uma lista com links da Amazon ou Magalu para compra onde ainda estejam disponíveis.

Se vocês curtirem esse vídeo posso trazer mais vídeos como esse com outros personagens como o próprio Visão ou de outras séries. Deixa ai nos comentários o que mais você gostaria que adaptássemos, não esquece de compartilhar com os amigos que possam curtir esse conteúdo. Até a próxima!

Quadrinhos de referência

Heróis da TV 93 e 94 Abril jovem de 1987 - Aqui somos apresentados a característica dos poderes de Wanda serem ligados a magia do caos (Avengers 185 ao 187 no original).




 

Os Vingadores, Especial da Abril Jovem de 1988 e Visão e Feiticeira Escarlate: Dia das Bruxas, Panini 2021 - Aqui fala da origem da Feiticeira e é apresentada a sua ligação com Magneto dos X-Men (Vision and the Scarlet Witch 1 ao 4 no original)
.

Clique na imagem para comprar no site da Amazon

Fabulosos Vingadores: Contraevolucionário, Panini, 2018 - A origem de Wanda e Feiticeira Escarlate tem novo retcon e eles agora são humanos evoluídos pelo altoevolucionário e não são filhos de Magneto.

Visão: Pouco pior que um homem, Panini, 2018 - Referencias visuais, cenários e ambientação da série foi baseada nesse quadrinho, mas só, a história em si nada tem haver com a série, vale pela questão visual apenas.


Grandes Heróis Marvel 38, Abril, 1992 ou Heróis mais poderoso da Marvel 35: Feiticeira Escarlate, Salvat, 2016 - Esse é o arco de histórias que mais tem haver com o plot da série, aqui o visão é desmontado a Feiticeira Escarlate descobre que seus filhos na realidade são partes da almas de uma entidade demoníaca chamada Pandemônio (que é ligada ao Mefisto) e deixam de existir, o Visão branco surge e não possui as memórias e a Feiticeira Escarlate começa a pirar. Valeria muito um relançamento com o arco completo, a Panini só lançou parte dessas histórias e a maioria foi a Abril que lançou na revista do Capitão América dos números 168 ao 180 pelo menos.
 

Dinastia M, último relançamento Marvel Deluxe: Dinastia M, Panini, 2015 ou Coleção Histórica Marvel 40, Salvat, 2015 - Aqui Wanda manifesta todos os poderes como apresentados na série, ela muda a realidade de todo o globo e apaga a memória de todos, somente uma pessoa é capaz de resistir e começa "despertar" os demais, Layla Miller, é ela que usa sua habilidade para acordar as pessoas de forma similar ao que o Visão faz na série.

 

 

 

 

Marvel Edição Especial Limitada: Os Vingadores 1, Salvat, 2017 - Aqui Wanda manifesta pela primeira vez os poderes de manipulação da realidade e muda a realidade jogando os vingadores num mundo medieval, aqui seus poderes são canalizados (e canibalizados pela feiticeira Morgana Le Fey - Algo muito similar a forma como Agatha Harkness faz na série).

 

 

 

 

E algumas curiosidades

O Incrível Hulk 25, Abril, 1985 - Agatha Harkness surge e conhece Wanda (Avengers 128 no original).

Vision and the Scarlet Witch, 1985 - Wanda dá a luz aos filhos com o Visão, série inédita no Brasil.


Marvel Deluxe: Vingadores o Queda, Panini, 2018 ou Coleção Oficial Graphic Novels Marvel, 34, Salvat, 2013 - Os vingadores são destruídos pelos poderes fora de controle da Wanda, tem ressurreição, manipulação da realidade e tudo de forma inconsciente e descobre-se que tudo foi causado pelo trauma de ter perdido os filhos e o Visão original anos antes.

Clique na imagem para comprar no site da Amazon

 

Os Heróis mais poderosos da Marvel, 79: Jovens Vingadores, Salvat, 2018 - Neste arco de histórias, somos apresentados aos jovens heróis Wiccano e Célere que mais tarde seria revelado serem os filhos de Wanda reencarnados.

 

Coleção Oficial Graphic Novels Marvel 66 Vingadores A Cruzada das Crianças, Salvat 2016 - Os gêmeos vão em busca de mãe perdida e a encontram desmemoriada, aqui é revelado que o imenso poder de manipulação da realidade de Wanda teve fonte em uma força cósmica (joia do infinito?).