Advertisement

Red Sonja, A Espadachim Demoníaca!

Red Sonja, A Espadachim Demoníaca!

Red Sonja


Conhecedora das armas de combate mais poderosas que o mundo conhece, dotada da juventude eterna na imortal beleza de uma Deusa. Ruiva com os cabelos vermelhos como o fogo da alma marcada de sangue. Feroz como uma besta demoníaca contra todo aquele que infringe a dor e a injustiça ao oprimido. Ela é Sonja, A Espadachim Demoníaca!

Com essa pequena introdução de chamamento viemos apresentar mais uma joia do universo de fantasia e feitiçaria!



Red Sonja ou apenas Sonja, a guerreira, é uma personagem criada pelos autores Roy Thomas e Barry Windsor-Smith, ela foi baseada na Red Sonya de Rogatino, a guerreira russa do conto "A Sombra do Abutre" de 1934, de autoria de Robert E. Howard. O mesmo criador de Conan, o Bárbaro.



O roteirista da editora Marvel, Roy Thomas, queria uma personagem feminina forte e poderosa para figurar nas histórias de Conan na época. 


Então adaptou o conto "A Sombra do Abutre" que se passa no século XVI. para os quadrinhos o autor transportou a trama para a era de Conan, a Era Hiboriana (um período fictício situado antes da Pré-História da humanidade). O escritor também mudou a grafia do nome da guerreira de "Sonya" com y para "Sonja" com j. Assim, teríamos a sua história de estréia publicada na revista em quadrinhos Conan, The Barbarian #23 de 1973.


Conan, The Barbarian


Ela também viria abrilhantar a primeira edição da lendária Savage Sword of Conan, demonstrando a força da personagem e prevendo o sucesso que ela seria desde então.



Artistas

A nossa famosa ruiva foi ilustrada ao longo dos anos por fantásticos artistas que marcaram a indústria dos quadrinhos americanos, principalmente no gênero da Fantasia e da Espada e Feitiçaria.



Sua famosa vestimenta, o minimalista biquíni formado por "moedas" (pequenos discos metálicos) foi idealizada pelo artista espanhol, Esteban Maroto, sob a encomenda de Stan Lee e Roy Thomas, insatisfeitos com o visual inicial dado à personagem em sua estreia. Ele faz uma pin up que encanta a todos. 



Só por isso podemos considera-lo o quarto pai da nossa deusa ruiva, já que foi ele quem deu a ela o visual que a imortalizou. O artista também desenhou uma aventura da personagem finalizada pelo artista Neal Adams. História lançada na revista Marvel Feature #1 de Novembro de 1975.


E finalmente, voltaria a personagem na Graphic Novel, A Balada da Deusa Ruiva que reconta a sua origem. Lançada há pouco tempo pela editora Pipoca & Nanquim.


Clique na capa para comprar no site da Amazon


Quando assumiu as HQs da personagem na revista “Marvel Features”, em 1975, o desenhista Frank Thorne a transformou em um sucesso de vendas. Ela ganhou um apelo tão forte entre os leitores que o artista passou a se apresentar em convenções na companhia de Cosplayers da guerreira, que incluía a sua esposa entre elas. Podemos dizer que desde então Red Sonja é uma das personagens mais recorrentes entre as Cosplayers.






Atualmente é publicada pela editora americana Dynamite que continua lançando histórias da personagem regularmente.




Origem

Na sua versão para os quadrinhos, a bela ruiva é uma camponesa. Todos os dias, ela saía para praticar com um velho mestre, nas artes da esgrima e do combate.



De repente, num agradável dia de outono, uma tropa de mercenários surge. Mata o seu mestre e a atacam, ela luta, mas é vencida e capturada pelo bando e logo em seguida é violentada por todos eles, uma incontável quantidade de homens a possuem das maneiras mais cruéis e a deixam tombada no chão quase desfalecida, é nesse momento que ela tem a visão de uma deusa que lhe chama a atenção.



Com uma voz que lembrava música e o ribombar de trovões, a divindade fala à jovem que pode conceder-lhe força para vencer seu sofrimento e assumir a vida de guerreira e vingar-se de seus algozes. Para que isso acontecesse, Sonja teria que fazer um juramento de jamais permitir que homem algum tocasse seu corpo novamente, a não ser aquele que a vencesse em batalha. 



Ela aceita as condições da deusa e sob seu comando banha-se no lago próximo. Nas águas purificadoras, ela sente seu corpo limpar as feridas deixadas pela imundice daqueles homens e ao sair já é outra pessoa. Naquele momento, a garota virgem que fora vítima da crueldade e lascívia dos homens desaparece para sempre e em seu lugar surgia Sonja, a Espadachim Demoníaca! 



Cheia de coragem passa a empunhar uma lâmina como ninguém, ela se vinga e mata todo o bando que a feriu e então passa a vagar por todo o continente, oferecendo seus serviços de guerreira a todas as pessoas, sempre em defesa dos desfavorecidos da sociedade. Só erguendo a sua lâmina contra aqueles que cometeram um mal irredimível.




No Cinema e na TV


O grande sucesso da personagem e o apelo gerado pelos filmes de Conan nos anos 1980 levaram a nossa ruiva para o cinema. Ela foi interpretada pela belíssima modelo e atriz, Brigitte Nielsen em seu primeiro papel para a telona, no longa "Guerreiros de fogo" ("Red Sonja" no original), de 1985. Produção lamentável, sério! O filme é bem ruizinho, de orçamento baixo e interpretações pífias, só vale pela curiosidade. Assisti-lo é por sua própria conta e risco. 



Ela também foi interpretada por Angelica Bridges num episódio da série de TV "Conan, o Aventureiro". Não assisti a série e pesquisando para fazer este vídeo não curti o visual, apesar da atriz ser muito bonita, na série aparentemente ela perdeu as características marcantes e não possui o biquíni de ferro e é praticamente loira.



Por volta de 2008, o diretor Robert Rodriguez estava absolutamente determinado a fazer um novo filme da Sonja, que seria estrelado por sua então noiva na época, Rose McGowan. Mas a produção não deu em nada, a atriz sofreu um acidente que afetou os movimentos do seu braço parando completamente a produção. E assim ficamos apenas com o gostinho, um pôster maravilhoso com a atriz em toda a sua beleza na indumentária clássica da personagem (a caracterização estava perfeita com o biquíni de ferro e tudo, que dó de tristeza não ter visto como ficaria esse filme). 



E no momento em escrevemos este artigo foi anunciada a atriz Hannah John-Kamen, que interpretou a vilã Ghost (Fantasma) no filme Homem-Formiga e Vespa, para o vindouro filme da Deusa Ruiva. Vamos torcer, será que agora vai?


Gostaríamos de deixar um agradecimento especial ao Fórum Conan o Bárbaro, por ter cedido essa bela imagem de autoria de Edgar Rupel.


A ilustração que abre esse artigo e figura a capa do vídeo abaixo é de minha autoria. Se tiver interesse siga-me no Instagram https://instagram/renatomirre.art


Essa matéria foi a fonte para vídeo que está no nosso canal. Até mais!



Este artigo utilizou como fontes os seguintes sites e publicações:

Guia dos quadrinhos | http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/sonja/290

Blog Comicvine (em inglês) | https://comicvine.gamespot.com/red-sonja/4005-2439/

Red Sonja, A Balada da Deusa Ruiva (livro com o quadrinho recontando a origem da ruiva e o conto original "A Sombra do Abutre" com a Sonya de Rogatino de Robert e. Howard), Pipoca & Nanquim, 2021 | https://amzn.to/2T5Fnrl

Fórum Conan o Bárbaro, publicação semanal edição #83 da página totalmente grátis | https://www.conanobarbaro.com/